Pesquisar este blog

ESPARTA

sábado, 27 de fevereiro de 2010

NA BATALHA

Mais que um quarto, menos que um terço

O inimigo veio e se chocou contra nossa muralha de escudos. Uma muralha da qual o meu próprio fazia parte, e por isso ela era forte. Nossas lanças, minha lança, perfuravam pele e carne para beber do sangue pela primeira vez, ávidas.

Flechas desceram do céu como aves de rapina e nossos escudos nos protegeram. Nem uma ponta penetrou a face sorridente que me dava proteção.

Mandaram os hipikkons para nos dispersar. Nossas lanças derrubavam-nos de seus cavalos e tomavam suas vidas. Os animais, desembestados, caiam e tropeçavam por cima da nossa falange. Vi companheiros esmagados pelo peso, suas armas inúteis contra aquele inimigo.

“Dispersar formação! O inimigo está debandando, é hora de acabar com eles!”

Nos separamos. Agora eu só dependia de meu escudo e minha lança. Mirava meus golpes e dispensava dor e morte rapidamente. Acertava nos pontos certos com precisão perfeita. Nem um quarto, nem um terço de desvio.

E sem aviso sofri um golpe. O escudo resistiu, mas eu perdi o equilíbrio. Outro golpe e a madeira que eu havia reforçado anos atrás cedeu. Eu não podia ver, o suor irritava meus olhos, mas podia imaginar no reflexo na armadura de meu algoz que o sorriso na face de meu escudo estava destruído.

Levantei minha lança buscando o coração de meu oponente. Talvez devesse ter largado o escudo inutilizado para brandi-la com ambas as mãos, mas ele ainda me dava força só por estar no meu braço. Não era suficiente. A lâmina do machado partiu minha lança pouco acima de onde eu a segurava. Virei-a rapidamente para atacar com o espigão de contra-peso, mas o machado voltou de seu arco e partiu-a de novo. O instinto me fez levantar o escudo para aparar o próximo golpe. A estrutura enfraquecida se desmantelou, absorvendo a força, porém se arruinando completamente. Como último favor, o escudo prendeu o machado em meio a seus destroços.

O inimigo largou o machado preso e sacou seu punhal. Impeliu grande força em seu golpe dirigido ao meu peito, e a lâmina de ferro perfurou a couraça onde o bronze era menos espesso, penetrando quase meia polegada em minha pele. Mais que um quarto, menos que um terço.


Mais que um quarto, menos que um terço

Nenhum comentário:

Postar um comentário